Conheça a Teca e o Eucalipto

Teca

A Teca (Tectona grandis) é uma das espécies de madeira mais nobres do mundo, famosa por sua cor suave, grã fina e durabilidade.

Ocorre naturalmente apenas na Índia, Mianmar, Laos e Tailândia, tendo sido naturalizada em Java, Indonésia, onde foi provavelmente introduzida há cerca de 400 a 600 anos. Posteriormente, foi introduzida em toda Ásia Tropical e África Tropical (Costa do Marfim, Nigéria, Serra Leoa, Tanzânia e Togo), América Latina e Caribe (Brasil, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Panamá, Trinidad e Tobago e Venezuela) e em experimentos em algumas ilhas do Pacífico e norte da Austrália.

Uma vez que o estabelecimento de plantações de Teca é relativamente recente na maioria dos países fora do seu habitat natural, a produção atual de madeira Teca adulta está restrita aos grandes produtores tradicionais: Mianmar, Índia e Indonésia. No caso dos países onde a Teca é proveniente de plantações, predomina a produção de madeira de Teca jovem.

O alburno da madeira de Teca é estreito e claro, bem distinto do cerne, cuja cor é marrom viva e brilhante. Sua beleza peculiar faz da Teca uma madeira muito demandada para decoração de interiores luxuosos, mobiliário fino, construção naval e acabamentos sofisticados. A densidade média da madeira de Teca é 650 kg/m³. Embora seja considerada como uma madeira medianamente leve, apresenta boa resistência a tração e flexão. Além disso, a madeira de Teca é bastante estável em decorrência da sua baixa contração durante a secagem, aspecto extremamente importante para a indústria moveleira.

A madeira de Teca apresenta grande facilidade de aplainamento, torneamento, furação, lixamento e colagem. A durabilidade também é uma característica marcante da madeira de Teca. Isso se deve a presença de tectoquinona, um preservativo natural contido nas células da madeira. Tanto o alburno como o cerne contém uma substância semelhante a um látex, denominado caucho, responsável pela redução da absorção de água. Tal substância confere resistência a ácidos e protege pregos e parafusos contra corrosão.

Eucalipto

O gênero Eucalyptus, formado por aproximadamente 600 espécies e subespécies, a maioria originada da Austrália, Indonésia e ilhas próximas, apresenta uma ampla plasticidade e dispersão mundial. Seu crescimento se dá de forma satisfatória em diferentes situações edafoclimáticas, extrapolando suas regiões de origem. No entanto, menos de 1% das suas diversas espécies e subespécies têm sido empregadas para fins industriais e/ou comerciais.

As principais espécies de Eucalipto utilizadas para fins industriais são o E. urophylla, E. grandis, E. globulus e seus híbridos como o E. urograndis. Tais espécies são as mais plantadas em todo o mundo devido as suas características silviculturais desejáveis e a aplicabilidade da madeira para diversos fins, aliada a grande variabilidade genética e a facilidade de aquisição de sementes em quantidade e qualidade.

No Brasil, a madeira de Eucalipto é altamente demandada pela indústria de papel e celulose e pela indústria siderúrgica (carvão vegetal). Porém, gradativamente, sua utilização vem crescendo na indústria de painéis reconstituídos (aglomerado, MDF, OSB, etc.), bem como na indústria de produtos de madeira sólida (serrado, laminado, compensado, etc.) e de madeira tratada (postes, cercas, mourões, trilhos, etc.). Em menor escala, o Eucalipto também é empregado pela indústria farmacêutica, indústria de produtos químicos, ornamentação, entre outros.

Negócio Florestal

Diferenciais EBFLORA

A EBFLORA possui uma série de diferenciais que a posiciona de forma mais competitiva no mercado.

Produtos e Serviços

Com uma estratégia integrada, a EBFLORA atua na gestão de ativos florestais e comércio de produtos de madeira.

Negócio Florestal

Os projetos florestais da EBFLORA são voltados ao estabelecimento e manejo de plantios de Eucalipto e Teca.

  • by

    A EBFLORA é uma empresa brasileira dedicada a investimentos em negócios florestais responsáveis e comercialização de produtos de madeira Teca de qualidade.